quarta-feira, 18 de maio de 2011

O Imperialismo.

  O imperialismo, eclode com a formação de pequenos impérios, por parte das potências europeias, que por sua vez necessitavam de matérias-primas para a sua produção maquinofacturada, tendo assim como consequência também, de ter mercados onde colocar os seus productos e vende-los.
   E ainda, devido ao excesso populacional existente no continente europeu, procuravam colónias como meio de para aliviar esse mesmo excesso.
   Quando este conceito é revelado, os países que teriam expandido os seus territórios seriam, a Inglaterra (que pretendia adquirir todo o domínio africano do Cairo ao Cabo), a França ( que por sua vez detinha de territórios no norte e centro de África, como Marrocos e a Tunísia), a Alemanha (que como todas as outras já referidas também já tinha para si vários territórios africanos), etc. Ou seja, com todo este território a Europa, tinha o controlo de uma enorme extensão de terreno, que serviriam de suporte as necessidades financeiras da sua metrópole. Acabando por se dar o caso mais extremo de imperialismo devido à ocupação de África (a Conferência de Berlim), onde todos os lideres das grandes potências e de Portugal, se juntam para decidir a partilha do continente Africano, e fica decidido que para se ter direito à ocupação de um território, não bastaria o direito histórico (pretendido por Portugal), mas sim a quem as ocupasse de forma a bem as explorar e a mostrar uma autoridade que se fizesse respeitar, de forma a reivindicar os direitos adquiridos.

Fonte:Resumos fornecidos pela professora.

Sem comentários:

Enviar um comentário