domingo, 20 de março de 2011

O Romantismo.


O Romantismo, foi um movimento que surge nas últimas décadas do século XVIII, acabando por se manter na Europa na maior parte do século XIX. Descrevendo-se pela sua diferença, em relação ao racionalismo, sendo iniciado como sendo simplesmente um estado de espírito, tornando-se mais tarde num movimento centrando o mundo apenas no sujeito (Homem). Este movimento, retrata todo o drama, o amor e o desejo humano, ou seja, seria marcado pelo lirismo e pelo eu.
O movimento tem como fonte de origem a Europa, manifestando-se através de várias artes como, a música, a literatura, a pintura e a escultura.
Nas pinturas, nota-se a emoção do artista, com o uso de vários contrastes de luz e escuridão, dando-se uma enorme distribuição de cores.
Na França, a perda da aristocracia, afirma não só a morte dos privilégios, mas por conseguinte o fim dos grandes obstáculos entre as classes sociais.
Passando a ser um novo sentido de viver, tendo como base a livre iniciativa, e os méritos de cada um, independentemente dos seus títulos anteriormente adquiridos, detendo assim de características subjectivistas e individualistas. Observa-se também o sentimentalismo, tornando os sentimentos mais importantes que a própria razão(objectividade), acabando por dar um certo culto à natureza, pois ela invade o corpo humano transbordando de emoção, e assim encontrando o homem, novas sensações e acabando por valorizar a noite. O Homem, tenta também encontrar formas de evasão no romantismo, essencialmente ao mundo cruel onde ele próprio sobrevive.
Sendo assim, o romantismo uma poderosa e verdadeira revolução da arte que modifica para sempre a cultura Europeia.

Fonte: Apontamentos da aula e wikipedia.com

Sem comentários:

Enviar um comentário